“ A
qualidade transformou-se em quantidade,
a cultura individual em cultura de massas,
a comunicação pessoal em comunicação de massas.
O meio-ambiente natural tornou-se numa fábrica gigantesca
e a cidade num imenso mercado.”
a cultura individual em cultura de massas,
a comunicação pessoal em comunicação de massas.
O meio-ambiente natural tornou-se numa fábrica gigantesca
e a cidade num imenso mercado.”
Murray
Bookchin
A
tainha pretende :
#A
criação de uma plataforma artística com intervenções de partilha... principalmente e sobretudo, como uma vertente de activismo
artístico e cultural.
#Fomentar novos(e “perdidos”) hábitos
ecológicos e
comunitários, inerentes à preservação
do património artístico, cultural,
social e
natural.
#Celebrar a democratização do design, das
artes e do
conhecimento público, ao incentivar o
“faz-tu-mesmo” (DIY) e renunciando a
propriedade intelectual, como posse individual.
Assim
a tainha pode vir a manifestar-se em qualquer objecto, espaço,
imagem, experiência, som ou sabor, que envolvam os seguintes
conceitos:
Envolvência ... diversidade; pluralismo; relação homem - natureza; inclusividade; relação
criador - sociedade; planeamento abrangente e multifuncional...
adaptação
invés de colonização
Decrescimento
... abrandar
ritmos de produção e de consumo; projecção de metabolismos mais
lentos; ciclos de vida longos; simplicidade voluntária; Slow
Moviment :“slow design”,“slow food”,“slow
life”...
abrandar
invés de acelerar
Sustentabilidade
... “eco-design”;
produção local e sazonal; agricultura urbana e de guerrilha; ciclo fechado; ecologia ambiental; agricultura biológica e natural
; comércio justo...
sustentável
invés de intensivo
Partilha
...
democratização
do design; “faz-tu-mesmo”(DIY); handmade; conhecimento público gratuito; renúncia aos direitos de autor; colaboração entre sistemas; economia da dádiva ...
cooperação
invés de competição
Cultura
... tecnologias
tradicionais; artesanato tradicional; arquitectura vernácula; sentido de comunidade/pertença; identidade local; design com alma; ritual e saudosismo ...
identidade
invés de massificação
Percepção
... interacção; participação; experiências; arte efémera; possibilidade de escolhas; comportamentos para a reflexão; mudanças de consciência...
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