domingo, 3 de novembro de 2013

em tons púrpura ...


"Cor da temperança, feita com uma proporção igual de vermelho e de azul, de lucidez e de acção reflectida, de equilíbrio entre a terra e o céu, os sentidos e o espírito, a paixão e a inteligência, o amor e a sabedoria. 
(...) a alquimia e, de uma forma mais geral, a doutrina hermética assenta no mecanismo da evolução - ou ascensão - seguido da involução - ou descida .
(...) aprofundando esta interpretação, o violeta, no horinzonte do círculo vital, situa-se no oposto ao verde: significaria não a passagem primaveril da morte para a vida, isto é, a evolução, mas a passagem outonal da vida para a morte, a involução. (...) compreende-se,então, porque é que é a cor do segredo: por detrás dele vai realizar-se o invisível mistério da reencarnação ou, pelo menos, da transformação. "

in "dicionário dos símbolos" , jean chevalier & alain gheerbrant , 1ª edição em 1982

sábado, 14 de setembro de 2013

. amor de enxada . o sonho ...


...o movimento é perpétuo.embora aparentemente oculto.ele nunca parou.por entre o frio, o vento, a escuridão e outras intempéries do Inverno... surge o renascer, a mudança... devagar começa a germinar... como acontecem todos os grandes sonhos...
... nasce o nosso . amor de enxada. 

 

...um amor que nasce da arte de trabalhar a terra com a enxada, ou seja, à mão, actuando o mínimo possível sobre o meio envolvente e contribuindo para o aumento da biodiversidade natural ...

...pretendemos privilegiar a utilização de espécies autóctones e silvestres, de cultivo natural, permanente, regenerativo e biodinâmico, sem recorrer a fertilizantes químicos, pesticidas ou herbicidas ....

... contribuir para a valorização dos recursos naturais, com a recolha de sementes de espécies locais ... sensibilização para a importância da soberania alimentar de um povo e o caminho para a auto-suficiência ...

... vamos viajar pelas estações do ano, seguir o ritmo natural e criar ligação com os elementos da Terra e do Cosmos...


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

.DE.VAGAR. Phytocosmética, apotecário & saboaria natural



    devagar, devagarinho, do que é vagaroso... lento.
    lentamente, vagarosamente sem pressa na lentidão...
    é ficar, é errar, sem proprietário,
    sem direcção... deambular,
    vaguear... é!
    é porque gosto de parar ...



quarta-feira, 17 de julho de 2013

... porque «nem só de pão vive o homem» ...





" (...) porque «nem só de pão vive o homem. Numa época em que os espíritos generosos e arrojados tentam transformar o seu ideal de justiça social em realidade objectiva, as nossas ambições não se limitam à conquista do pão, vinho e sal .

Queremos conquistar tudo o que é necessário à vida humana e até mesmo a utilidade que forma o conforto da existência; queremos a faculdade de poder assegurar a todos os homens a plena satisfação das suas necessidades e dos seus gozos. Enquanto não fizermos esta primeira «conquista», enquanto na terra «houver pobres», é um gracejo de mau gosto, é ironia cruel dar o nome de sociedade a este conjunto de seres humanos que se odeiam e se despedaçam como feras encerradas numa arena.(...)

(...) Tudo é de todos! E desde que o homem e a mulher contribuam para a comunidade com a sua quota parte de trabalho, adquirem o direito à quota parte de tudo o que se produzir sobre a terra. E esta participação do todo dar-lhes-á o bem-estar.
  Basta de fórmulas ambíguas tais como o «direito ao trabalho», ou «a cada um o produto do seu trabalho». O que nós proclamamos é direito ao bem-estar, o bem-estar para todos.(...)

(...) Mas, para que o bem-estar se torne uma realidade é preciso que esse imenso capital constituído por casas, cidades, campos lavrados, fábricas, vias de comunicação, educação, etc. , deixe de ser considerado propriedade privada (...).

(...) É preciso que esta rica ferramenta de produção, com tanta dificuldade obtida, construída, inventada e aperfeiçoada pelos nossos antepassados, se torne propriedade comum, a fim de que o espírito colectivo tire dela a máxima vantagem para todos.

É imprescindível a expropriação.
O bem-estar para todos como fim, a expropriação como meio. "

in "A Conquista do pão" , Kropotkine , 1ª edição em 1910


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

são passeios ...

 
...  passeios vadios ... por terras e costumes de "Cá",
à descoberta das "faunas", "floras"... das "naturezas"... de "nÓs"...


... são 

objectos com alma para comportamentos
de contemplação e reflexão ...

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

. TAINHA . só tainha ...


Tainha , bicho abundante
em toda a costa portuguesa.
invadindo também rios , lagoas e estuários
do interior do país . tem um corpo alongado,
com cabeça larga e boca pequena .

criatura omnívora.
os seus petiscos passam por porções oriundas
da flora e fauna ... e os mais variados detritos
que filtra dos sedimentos já em fase de decomposição.
ela é responsável pela purificação e limpeza das águas... 

espécie difícil de capturar
conhecida por ser desconfiada.
nunca engole a isca de uma só vez... dá primeiro 
pequenas trincas seguidas de vigorosas cuspidelas
e muitas vezes ... o desprezo pela isca
...ignora o predador e continua o seu caminho...