quarta-feira, 24 de junho de 2015

Litha . rituais & solstício de verão ...


A palavra verão procede do latim. Antigamente o ano era dividido em apenas duas estações básicas: "ver, veris" - o bom tempo, a estação da floração e da frutificação; e " hiems" (ou hibernus tempus), o mau tempo, a estação da chuva e do frio. 


Aos poucos, o grande período englobado pelo nome "ver" começou a ser subdividido em três: (1) o princípio da boa estação, denominado de primo vere (mais tarde prima vera); (2) a segunda parte do "ver" , o veranum tempus, de onde resultou o nosso vocábulo verão: e (3) a última parte do "ver", o aestivum, de onde veio o nosso vocábulo estio.


Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, o Deus está adulto, um homem formado, e tornou-se pai - dos grãos. Em sua plenitude, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feita com a Deusa. Sendo o auge do Deus, também prenuncia o seu declínio, nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão (Outro Mundo), utilizando o Barco da Morte para morrer em Samhain. Em algumas tradições festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule.


É o momento em que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, folhagens e a relva encontram-se abundantemente floridos e verdes. Acredita-se que a plenitude da força dos deuses está impregnada nessas ervas e contém todo o poder sanador e mágico para a cura de doenças. São colhidas as ervas sagradas de poderes mágicos e medicinais e usadas para preservar a energia nos tempos frios em encantamentos e sortilégios. Pela manhã após o orvalho secar e enquanto o sol se encontra no seu auge, vestidos de branco e pés descalços, esvazia-mos a mente, enche-mos o espírito e saímos pelos campos ...


Banhos purificadores e curas milagrosas são realizados nas noites mágicas em fontes e rios. Acredita-se também que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite de Litha se tornará realidade.
Os antigos Povos da Europa acreditam que, nessa noite, criaturas mágicas andam correndo pelos campos e florestas e poderiam facilmente ser vistos e contactados.


{ 1. colheita de alimentos sanadores 2. magia das plantas sagradas e dos seus guardiões 3. essências florais {papoila. rosa. sabugueiro. valeriana. amor-perfeito. verbena. consolda. hipericão} 4. recolha intuitiva e medicinal do solstício de verão {hipericão, milefólio, verbena, hissopo, nêveda, alteia, morangueiro, calêndula, rosa, trevo dos prados, cidreira, menta} 5. recolha da planta do dia: o hipericão, erva de São João 6. óleo de hipericão, macerado com a energia do sol 7. pôr-do-sol de solstício, em rosa, anuncia o amor 8. oferenda e gratidão pelas essências florais e abundância medicinal .
21 junho 2015 . }

 

rituais sagrados ... no auge do verão 
sol ⊙ em caranguejo ♋ e lua ☽ em virgem ♍

sábado, 20 de junho de 2015

em tons laranja ...

  

 " A meio caminho entre o amarelo e o vermelho, o cor de laranja é a mais actínica* das cores. Entre o dourado celeste e o vermelho etoniano, esta cor simboliza, principalmente, o ponto de equilíbrio do espírito e da líbido. Mas se este equilíbrio tende a romper-se, num sentido ou no outro, o cor de laranja torna-se, então, a revelação do amor divino, ou o emblema da luxúria.

   No primeiro caso, é, sem dúvida, a túnica de cor de acafrão dos monges budistas e a cruz de veludo cor de laranja dos Cavaleiros do Espírito Santo.(...) As Musas, que aparecem segundo certas versões como as filhas do Céu e da Terra, vestir-se-iam também com cor de açafrão. (...)

   (...)Mas o equilíbrio do espírito e da líbido é algo tão difícil que o cor de laranja se torna também a cor simbólica da infidelidade e da luxúria. Este equilíbrio, segundo as tradições que remontam ao culto da Terra-Mãe, era procurado na orgia ritual, que devia conduzir à revelação e à sublimação iniciáticas. Diz-se que Dionísio usava vestes cor de laranja."

* actínica provém da palavra grega actis, que significa sol; e ica ou ico, que significa "relativo a"; assim obtemos o significado etimológico de "relacionado com os raios do sol".


in "dicionário dos símbolos" , jean chevalier & alain gheerbrant , 1ª edição em 1982

segunda-feira, 8 de junho de 2015

sketch book #002


{ estudos . biodiversidade da alma, naturezas & geometria sagrada }

sexta-feira, 5 de junho de 2015

...« entre o luar ...e a folhagem »



" Entre o luar e a folhagem,
Entre o sossego e o arvoredo,
Entre o ser noite e haver aragem
Passa um segredo.
Segue-o minha alma na passagem.

(...)
Segue-o meu ser em liberdade.

(...)
Só de segui-lo me perdi."

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"



   « noites de luar na horta... ver a lua nascer, o escurecer a acontecer... durante breves momentos vislumbra-se o cinto de asteróides da via láctea, depois a lua domina no seu esplendor e a luz contamina todos os contornos de sombra... um momento efémero... um vislumbre que só é possível quando andamos fora de casa, longe das luzes urbanas, com a alma perdida pelos campos e os pés na terra ...»




{01 & 02 junho 2015}
rituais sagrados ... no auge da lua rosa ou lua dos morangos 
sol ⊙ em gémeos ♊ e lua ☽ em sagitário ♐