segunda-feira, 18 de abril de 2016

"o ciclo da lua ..."

{Lua cheia de 23 março. sol ⊙ em carneiro e lua ☽ em balança♎ }

Diâmetro: Cerca de 3.460 km. (27% do diâmetro da Terra).
Distância da Terra: 382.000 km, em média.
Distância do Sol: 149 milhões de km.
Superfície: 36 milhões de km².
Temperatura: Máxima de 100º C e mínima de – 175º C

Deslocamento diário no zodíaco: 13º 10’ 36” em média.
Revolução zodiacal: 27 dias, 7 horas e 43 minutos (aproximadamente 28 dias). É o mesmo que o mês sideral.
Permanência média em cada signo: 2 dias, 7 horas e 43 minutos.

Características: Fria, húmida, magnética, feminina, plástica, emocional e fecunda.


Personificação: A  Mulher, a Mãe, a água e os líquidos.
Simbologia: A prata, o espelho, o lago, o ventre, o cálice.
 É associada a tudo que é efémero, instável, transitório, mutável. Representa as características psicológicas inconscientes e subconscientes.A Lua representa as emoções, os instintos e o princípio feminino, a fecundidade,  a fragilidade e a ilusão, mas também a pureza.

Signo: Caranguejo.
Metal: Prata.
Dia da Semana: 2ª Feira (Lunes).
Cor: Branco,Cinza e prateado.
Palavra-chave: Emoções.


●●●

 "É em correlação com o simbolismo do Sol que se manifesta o simbolismo da Lua. Os seus dois caracteres mais fundamentais derivam, dum lado, de a Lua ser privada de luz própria e ser apenas um reflexo do sol; por outro lado, de a Lua atravessar fases diferentes e mudar de forma. É por isso que ela simboliza a dependência e o princípio feminino, bem como a periodicidade e a renovação. Sob este duplo aspecto, ela é símbolo de transformação e de crescimento.

  A Lua é símbolo dos ritmos biológicos: Astro que cresce, diminui e desaparece, cuja vida está submetida à lei universal do devir, do nascimento e da morte... a lua conhece uma história patética, tal como a do homem... mas a sua morte nunca é definitiva... Este eterno retorno às suas forças iniciais, esta periodicidade sem fim fazem com que a lua seja por excelência o astro dos ritmos da vida... Ela controla todos os planos cósmicos regidos pela lei do devir cíclico: águas, chuva, vegetação, fertilidade...

A lua simboliza também o tempo que passa, o tempo vivo, de que ela é a medida, pelas suas fases sucessivas e regulares. A lua é o instrumento de medida universal... O mesmo simbolismo liga entre eles a Lua, as Águas, a Chuva, a fecundidade das mulheres, a dos animais, a vegetação, o destino do homem depois da morte e as cerimónias de iniciação. As sínteses mentais tornadas possíveis pela revelação do ritmo lunar põem em correspondência e unificam realidades heterogéneas; as suas simetrias de estruturas ou as suas analogias de funcionamento não poderiam ter sido descobertas se o homem primitivo não tivesse intuitivamente percebido a lei da variação perdica do astro (ELIT, 140).

A Lua é também o primeiro morto. Durante três noites, em cada mês lunar, ela está como morta, desapareceu... Depois reaparece e cresce em brilho. Da mesma forma, considera-se que os mortos adquirem uma nova modalidade de existência. A Lua é para o homem símbolo de passagem da vida à morte e da morte à vida; ela é considerada, por muitos povos, como o lugar desta passagem, a exemplo dos lugares subterrâneos. (...)

A Lua é um símbolo do conhecimento indirecto, discursivo, progressivo, frio. A Lua, astro das noites, evoca metaforicamente a beleza, e também a luz na imensidade tenebrosa. Mas não sendo esta luz mais que um reflexo da luz do Sol, a Lua é apenas o símbolo do conhecimento por reflexo, isto é, do conhecimento teórico, conceptual, racional; é neste ponto que é ligada ao simbolismo da coruja. É também por isso que a Lua é yin relativamente ao Sol que é yang; é passiva , receptiva. Ela é a água relativamente ao fogo solar, o frio em relação ao calor, o Norte e o Inverno simbólicos opostos ao Sul e ao Verão.

A Lua produz a chuva; os animais aquáticos, professa Huai-nan-tse, crescem e decrescem com ela. Passiva e produtora da água, ela é fonte e símbolo da fecundidade. É ligada às águas primordiais de onde procede a manifestação. Ela é o receptáculo dos germes do renascimento cíclico, a taça, que contém a bebida da imortalidade: é por isso que ela é chamada de soma, como a bebida. De igual forma Ibn al-farid, faz dela a taça que contém o yin do conhecimento, e os chineses vêem nela a lebre moendo os ingredientes que servem para preparar o elixir da vida; tiram daí o orvalho que possui as mesmas virtudes. (...)

Como a Lua rege a renovação períodica, tanto no plano cósmico como no plano terrestre, vegetal, animal e humano, as divindades lunares, para os Astecas, compreendem os deuses da embriaguez, por um lado, porque o bêbado, que adormece e desperta  tendo esquecido tudo, é uma expressão da renovação periódica; por outro lado, porque a bebedeira acompanha banquetes que se fazem nas colheitas e são, portanto, a expressão da fertilidade. Encontramos aqui os ritos das colheitas em todas as civilizações agrárias. Os Astecas chamavam às divindades da embriaguez, os quatrocentos coelhos: o que sublinha a grande importância do coelho e da lebre no bestiário lunar.(...)

A Lua, cujo disco aparente é da mesma dimensão que o Sol, tem na astrologia um papel particularmente importante. Ela simboliza o princípio passivo, mas fecundo, a noite, a humidade, o subconsciente, a imaginação, o psiquismo, o sonho, a receptividade, a mulher e tudo o que é instável, transitório e influenciável, por analogia com o seu papel astronómico de reflector da luz solar. A Lua faz a volta ao Zodíaco em 28 dias e alguns historiadores pensam que o Zodíaco lunar das 28 casas (pouco utilizado actualmente na astrologia ocidental) é mais antigo que o Zodíaco solar dos 12 signos; o que explica a importância da Lua em todas as religiões e tradições.

Os budistas acreditam que Buda meditou 28 dias sob a figueira, isto é, um mês lunar, ou um ciclo perfeito do nosso mundo sublunar, antes de atingir o Nirvana e de chegar ao conhecimento perfeito dos mistérios do mundo. Os brâmanes ensinam que acima do estado humano há 28 estados angélicos ou paradisíacos, isto é, que a influência lunar se exerce tanto nos planos subtis, sobre-humanos, como no mundo físico. (...)

Fonte de inúmeros mitos, lendas e culto dando às deusas a sua imagem( Ísis, Istar, Artémis, Diana, Hécate...)a lua é um símbolo cósmico estendido em todas as épocas, desde os tempos imemoriais até aos nossos dias, generalizando a todos os horizontes.
Através da mitologia, do folclore, dos contos populares e da poesia, este símbolo diz respeito à divindade da mulher e ao poder fecundante da vida, encarnados nas divindades da fecundidade vegetal e animal, fundidas no culto da Grande Mãe (Mater magna). Esta corrente eterna e universal prolonga-se através do simbolismo astrológico, que associa ao astro das noites a impregnação  da influência maternal sobre o indivíduo enquanto mãe-alimento, mãe-calor, mãe-carinho, mãe-universo afectivo.

Para o astrólogo, a Lua fala, no seio da constelação de nascimento do indivíduo, da parte da alma animal, representada nessa região em que domina a vida infantil, arcaica, vegetativa, artística e anímica da psique. A zona lunar da personalidade é esta zona nocturna, inconsciente, crepuscular dos nossos tropismos, das nossas pulsões instintivas, é a parte do primitivo que dorme em nós, vivaz ainda no sono, nos sonhos, nas fantasias, na imaginação, e que modela a nossa sensibilidade profunda. É a sensibilidade do ser íntimo entregue ao encantamento silencioso do seu jardim secreto da impalpável canção da alma, refugiado no paraíso da sua infância, voltado sobre si mesmo, encolhido num sono da vida senão entregue à embriaguez do instinto, bandonado ao transe de um arrepio vital, que arrebata a sua alma caprichosa, vagabunda, boémia, fantasiosa, quimérica, ao sabor da aventura... "


in "Dicionário dos símbolos" , Jean Chevalier & Alain Gheerbrant , 1ª edição em 1982


●●●

 
LUA NOVA 

  ▼  O sol e a lua nascem juntos a Este. A lua fica quase invisível, porque está escondida pela claridade ofuscante do sol, encontrando-se em conjunção com Sol aparece apenas um ténue contorno da Lua(como um halo). O Sol e Lua compartilham o mesmo signo. Porção visível da Lua: 0 a 2%  E dura aproximadamente 5 dias.


Esta lua é tempo de pensar novos começos, novos projectos, novas direcções... É também o melhor momento para invocar a magia e expressar intenções.

« Simboliza a semente debaixo da terra... »
 


LUA GERMINANTE

▼  A lua nasce a Este a meio da manhã e põe-se com o pôr-do-sol. Esta fase tem início quando a Lua está a 45º do Sol. Nesta fase, cerca de ¼ da porção lunar visível para nós é iluminada, e então, podemos observá-la no céu nocturno. Esta fase apresenta a Lua um ou dois signos a frente do Sol. Porção visível da Lua: 3-34% (iluminação à direita) E dura aproximadamente 2 a 3 dias.

 Esta lua é tempo de começar a materializar os novos começos ... É também o melhor momento para enraizar as intenções e traz consigo a esperança do crescimento.

« Simboliza a semente debaixo da terra... a começar a germinar...»
 

 
LUA CRESCENTE

  ▼  A lua nasce ao meio-dia e põe-se à meia-noite. Começa quando a Lua está a 90º graus do Sol. Os raios solares iluminam agora a metade da parte lunar que podemos ver. Está cerca de três signos adiante do Sol, conhecido como quadratura. Porção visível da Lua:  35-65% (iluminação à direita) E dura aproximadamente 2 a 3 dias.

 Esta lua é tempo de clareza... É também o melhor momento para a acção, para começar, iniciar e traz consigo a expansão já visível.

  CICLO CRESCENTE:: Momento de definição, pois os sentimentos e emoções tornam-se mais claros e as atitudes mais objectivas. Os impulsos devem ser colocados em prática. Bom para intensificar os contactos sociais. Exerce atracção magnética sobre todas as coisas expostas à sua energia. É a época ideal para traçar novos planos, investir em uma relação amorosa e plantar ervas mágicas. Verificar e solucionar questões.

« Simboliza o rebento a emergir da terra... »

 
 
 
LUA CONVEXA

    ▼  A Lua nasce antes do pôr-do-sol e põe-se antes da alvorada. Quando a Lua se encontra a 135º do Sol. Agora o Sol ilumina ¾ da superfície lunar visível da Terra. Há quatro ou cinco signos entre o Sol e a Lua. Porção visível da Lua: 66-96% (iluminação à direita) E dura aproximadamente 2 a 3 dias.

Esta lua é tempo de expressão através dos sentimentos... É também o melhor momento para a acção e traz consigo a beleza e a contemplação...

« Simboliza o botão de flor... prestes a abrir...»
 

 
LUA CHEIA

▼  A lua nasce ao pôr-do-sol e põe-se ao nascer do sol. Enquanto o Sol se põe a oeste, a Lua Cheia surge no este. Pode-se observá-la a noite toda. Começa quando a Lua está a 180º do Sol. Toda a porção lunar visível da Terra é iluminada. Encontra-se em oposição ao Sol, e o signo oposto ao signo solar do mês. Porção visível da Lua: 97-100% (iluminação total) E dura 1 dia.

Esta lua é tempo de celebração, energia elevada e expressão externa... É também o melhor momento para ter gratidão e traz consigo mudanças, revelações, emoções fortes e noites sem sono.
 
  DIA DE LUA CHEIA:: Representa o ápice dos poderes mágicos, algumas pessoas sensíveis inquietam-se nesta época, é a Lua certa para executar tarefas e negócios importantes. Simboliza a plenitude. As pessoas estão mais abertas e receptivas nesta época, o inconsciente aflora e as acções podem se tornar agressivas, as emoções estão à flor da pele. Os projectos iniciados chegam ao seu desenvolvimento máximo. Época portanto de expansão interior, recarregar energia e para rituais de amor e de gratidão.

« Simboliza a flor e o florescimento...» 
 

 
LUA DISSEMINANTE

▼  A lua nasce a meio da noite e põe-se a meio da manhã. Inicia -se quando a Lua está a 135º graus do Sol. Em relação à Eclíptica, a Lua põe-se atrás do Sol. Encontra-se quatro ou cinco signos atrás do Sol, e encontra-se no mesmo elemento. Porção visível da Lua: 96-66% (iluminação à esquerda) E dura aproximadamente 2 a 3 dias.

Esta lua é tempo de maturação ... É também o melhor momento para auto-avaliação e traz consigo sabedoria e experiência.

« Simboliza os frutos e a sua maturidade... » 
  


LUA MINGUANTE

    ▼  A lua nasce à meia-noite, põe-se ao meio-dia e é visível durante todo o período. Começa quando a Lua está a 90º graus do Sol. Metade da face lunar visível por nós é iluminada. Como a Lua no Primeiro Quarto, esta fase também apresenta um difícil ângulo Recto entre o Sol e a Lua, pois envolvem signos incompatíveis . Porção visível da Lua: 65-35% (iluminação à esquerda) E dura aproximadamente 2 a 3 dias.

Esta lua é tempo de colher, para dar lugar a nova vida ... É também o melhor momento para introspecção e traz consigo mudança e reflexão interior.

« Simboliza a colheita do fruto maduro... »
  


 LUA BALSÂMICA

  ▼  A lua nasce antes da alvorada e põe-se a meio da tarde. É a última fase da Lunação. Começa quando a Lua está a 45º graus do Sol. Em relação à Eclíptica, a Lua desponta “atrás” do Sol (como todas as posições da Lua Minguante). Pode-se observá-la no céu matutino. Encontra-se em dois signos atrás do Sol. Porção visível da Lua: 34-3% (iluminação à esquerda) E dura aproximadamente 2 a 3 dias.

Esta lua é tempo de transformação... É também o melhor momento para rituais de expulsão, retirar o que já não serve e quebrar elos psíquicos e traz consigo conhecimento interior e mistérios.

« Simboliza a morte e o composto... »
 


 
LUA NEGRA

    ▼   Não há Lua no céu. Ainda se encontra atrás do Sol e não adiante dele como a Lua Nova. Encontra-se em um signo antes do Sol, ou ainda, no mesmo signo. Porção visível da Lua: 0% (iluminação inexistente) A lua não é visível durante 3 dias.

Esta lua é tempo de comunicar com o nosso interior ... É também o melhor momento para comunicar com os guias e compreender e assimilar a tua sabedoria interior as intenções e traz consigo a intuição. Para as mulheres é tempo de menstruar durante estes três dias, de ficar na caverna, no retiro e recarregar energias para o novo ciclo.

DIAS DE LUA NEGRA:: Propicia a interiorização, germinação e fecundação de novas sementes. Recolhimento. Período de introspecção, indefinição, da busca de novos caminhos e não propício para decisões. Atrai a espiritualidade. Período neutro, ideal para a reflexão, amadurecimento dos anseios e a reavaliação de velhos valores.

« Simboliza o repouso ... »




Sem comentários:

Enviar um comentário