"Cada uma das fases lunares transmite uma
influência sobre a forma como a vegetação cresce no planeta através da
ascensão e queda da humidade no solo e nas próprias plantas.
Não só o momento do plantio é
importante para o agricultor, como também o tempo de colheita.
Se colher no tempo certo as colheitas vão durar muito mais
tempo. Tem a ver com a forma como a planta armazena a água em diferentes
momentos do ciclo lunar..."
A agricultura biodinâmica:
As bases da biodinâmica foram lançadas por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, filósofo e cientista austríaco, em 1924, numa série de 8 palestras intituladas: Fundamentos Espirituais para a renovação da Agricultura.
Steiner combinou métodos homeopáticos com fenómenos naturais, com o objectivo de revitalizar solos desgastados e enfraquecidos, aumentando as colheitas em quantidade e também qualidade, além de melhorar a saúde dos animais, das plantas, do local e do homem...
A abordagem por ele proposta baseia-se numa compreensão profunda das leis que regem os seres vivos, tendo como finalidade a " fecundação das forças terrestres pelas forças cósmicas".
Na perspectiva biodinâmica, o Homem ajuda a trazer a ordem do universo à matéria virgem, espiritualizando-a. Procurando entender a dinâmica da vida e equilibrando as forças que actuam sobre os seres vivos: as forças do cosmos e as forças da terra.
Assim, o agricultor biodinâmico coopera com as diferentes formas de vida, criando relações com todos os reinos da Natureza, criando uma teia de comunicação e interajuda ... os cultivos biodinâmicos vão funcionar como antenas que captam a energia cósmica e impregnam a matéria com essa informação.
Como resultado, o agro-sistema é vivificado e os alimentos aí produzidos vão estar repletos de qualidades energéticas, que ajudam o homem a sintonizar-se, também ele, com a sua energia espiritual e com o cosmos... esta ciência agrícola não é um simples método ou conjunto de receitas... é antes um caminho... uma arte de cuidar da terra, onde cada agricultor precisa de desenvolver uma percepção e sensibilidade abrangentes, de acordo com o local onde vive...
Na práctica, a agricultura biodinâmica partilha alguns aspectos com a agricultura biológica. Como a elevada biodiversidade de espécies, que minimiza o desenvolvimento de pragas e doenças. A rotação de culturas, bem como a fertilização orgânica e a rejeição do uso de qualquer substância química. O que as distingue são três elementos fundamentais:
- o uso de preparados biodinâmicos, para tratar o solo e as plantas, adubar significa vivificar o solo e não simplesmente fornecer nutrientes ás plantas;
- a utilização de um calendário astrológico, na escolha dos momentos para realizar as actividades agrícolas; o calendário de plantio biodinâmico, rege-se pela passagem dos planetas nos signos do zodíaco, preferencialmente pela influência energética do sol e da lua. O calendário foi posteriormente aperfeiçoado por Maria Thun, na década de 50, uma praticante alemã da agricultura biodinâmica;
- a integração do homem, como elemento do meio natural.
As constelações dentro do zodíaco controlam não só as plantas, mas também o próprio homem, em como somos um produto vivo, e respondemos aos ritmos do Zodíaco e da natureza.
A influência das fases lunares:
Lua Nova ◯
é boa para fazer podas, mondar as ervas (porque demora mais para crescer), colher raízes suculentas; fazer adubação orgânica;
Lua Crescente ☽
é boa para preparar a terra; transplantar e colher folhas e frutos; fazer enxertos; fazer sementeiras;
Lua Cheia ◯
não é boa para plantar nem transplantar e muito menos mondar, pois a erva cresce mais rapidamente. A seiva das plantas concentra-se toda nas extremidades e o ideal é não mexer nas plantas; fazer adubação com os preparados biodinâmicos;
Lua Minguante ☾
é boa para plantar e colher raízes; colher e armazenar grãos; cortar lenha.
A influência dos elementos do zodíaco:
A Lua à medida que passa pelos signos transmite ao solo e também ao reino vegetal e animal, forças que vão beneficiar certas partes de acordo com o signo e o elemento a que este está associado.
TERRA.associado aos signos de ♉ touro.♍ virgem.♑ capricórnio.
Raízes: serão beneficiadas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento terra; momento propício para semear, transplantar e cuidar de vegetais de raiz; a colheita de raízes deve realizar-se em signos de ar ou fogo, pois conservam-se por mais tempo (contêm menos água).
ÁGUA.associado aos signos de ♋ caranguejo. ♏ escorpião. ♓ peixes.
Folhas e Caules: serão beneficiados pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento água; momento propício para semear, transplantar e cuidar de vegetais de folhas; a colheita de verduras deve realizar-se em signos de ar ou fogo, pois conservam-se por mais tempo (contêm menos água).
AR.associado aos signos de ♊ gémeos. ♎ balança. ♒ aquário.
Flores: serão beneficiadas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento ar; momento propício para semear, transplantar e cuidar de vegetais de flor, flores e aromáticas; melhor altura para a colheita das mesma, pois conserva o aroma e cor por mais tempo e têm mais óleos essenciais.
FOGO.associado aos signos de ♈ carneiro. ♌ leão. ♐ sagitário.
Frutos e Sementes: serão beneficiados pela passagem da Lua pelos signos regidas pelo elemento fogo; momento propício para todo o tipo de trabalhos, incluindo a poda de árvores de fruto; semear, transplantar e cuidar de vegetais de fruto; colher frutos e sementes nesta altura melhora a sua conservação.
Sem comentários:
Enviar um comentário