domingo, 8 de maio de 2016

"tormenta"...


   Dias de tormenta... de chuva sem parar... chuva forte... o céu parece querer desabar sobre nós... e a ribeira volta a subir, para limpar tudo à sua volta...

" Tormenta. Na Bíblia, a tempestade representa, uma intervenção divina,e principalmente a cólera de Deus. (...) A tormenta evoca a glória e a força divinas, que aterram os inimigos do povo de Javé e lhe garantem a paz.(...)

  Mas, é igualmente na tormenta que se desenvolve a acção criadora. Os seres nascem do caos numa indescritível perturbação cósmica. É na tormenta que aparecem os grandes começos e os grandes fins de épocas históricas: revoluções, novos regimes, tempo escatológico, Apocalipse. Os deuses criadores e organizadores do universo são deuses da tormenta: Zeus entre os Gregos; Bel entre os Assírio-babilónicos; Donar entre os Germanos; Thor entre os Nórdicos; Agni, Indra entre os Hindus.

  A tormenta anuncia também a chuva fertilizadora: é um símbolo benéfico.

  A tormenta, tema romântico por excelência, simboliza as aspirações do Homem, a uma vida menos banal, mais atormentada, agitada, mas ardente de paixão. (...) Um certo amor pelas tormentas denuncia uma necessidade de intensidade na existência e de fuga da banalidade; no fundo, talvez seja o gosto pelo sopro da violência divina."


in "dicionário dos símbolos" , Jean Chevalier & Alain Gheerbrant , 1ª edição em 1982 

Sem comentários:

Enviar um comentário