quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"... as voltas que o linho dá ..." #001


Nasce o linho dentro d´água
Anda sempre regadinho
Assim meus olhos com mágoa
Parecem irmãos do linho.

Gira que gira
Fiando o linho
Fuso de lira
Gira mansinho.

Linho fino espadelado
Quem te me der a fiar
Para camisas de noivado
Para rendas do meu colar

Gira que gira
Fiando o linho
Fuso de lira
Gira mansinho.

O linho verde branqueia
Logo depois de corado
O meu cantar não falseia
Enquanto for desgarrado.

Gira que gira
Fiando o linho
Fuso de lira
Gira mansinho.


... moda antiga, cantada pelas mulheres 
durante as várias fases do linho ...


{SEMEAR . escolher um local na baixa da ribeira, fresco e de solo rico . no final do Inverno, cavar a terra (é de extrema importância que seja feito à mão, um amor de enxada é essencial), fertilizar na lua cheia com cinza e estrume . entre Março e Abril lançar a linhaça à terra . semeia-se a lanço, no velho gesto do semeador . há que semear em linhas lançando as sementes em espiral e voltar no sentido contrário para que as sementes fiquem cruzadas e bastas . ranhar a terra ao de leve com o ancinho. As sementes não devem ficar muito fundas ou não germinam, nem ao de cima ou são roubadas por bicos voadores.
 
{foi semeado a 27 de Março 2015
 sol ⊙ em carneiro ♈ e lua ☽ em caranguejo ♋ }

{CUIDAR . começa a germinar ao fim de poucos dias. ao campo de linho chamamos linhal . vamos cuidando do linho: mondar as ervas daninhas que possam competir em altura . regar em abundância, diz-se que o linho quer sete águas se a primavera não trouxer chuva em abundância . inicia-se a espera com contemplação ... o linho cresce e dá botões, que florescem de um azul intenso ... abrem pela manhã, iluminam-se e erguem-se pela hora do sol e fecham para descansar pela tarde. com sorte a abelha passou por ela e nesse dia começam a crescer as baganhas, prenhas de sementes.

{ARRINCAR . quando as baganhas estão maduras de um amarelo dourado e com o caule a amarelar estão prontas para arrincar, que é como quem diz, colher . a colheita é feita à mão e arrancamos a planta inteira com raiz e tudo .

{foi colhido a 14 de Julho 2015 
 sol ⊙ em caranguejo ♋ e lua ☽ em caranguejo ♋ }

{RIPAR . O linho é então sujeito a uma operação que se chama ripagem para separar a baganha do caule, com a ajuda do ripanço. Com pancadas verticais faz-se passar por entre os dentes do ripanço o topo das plantas. As cápsulas bem fechadas, e rijas, saltam para o chão. A baganha é colocada ao sol para abrir para soltar as sementes. às sementes chamamos de linhaça .

{CRIVAR . fazer passar através do crivo, e com a ajuda das mãos quebrar as baganhas e separar a linhaça, e peneirar as cascas de tamanho grande. Depois à que lançá-las ao vento e com golpes de mestria (que só o tempo e a experiência, vão tornar possíveis), fazer as cascas voar e a linhaça cair no recipiente desejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário