Lammas era originalmente celebrado pelos antigos sacerdotes druidas como o festival de Lughnasadh. Nesse dia sagrado, eles realizavam rituais de proteção e homenageavam Lugh, o deus celta do sol.
Ocorre entre o Solstício de Verão e o Equinócio de Outono, marca o início da estação da colheita e é dedicado ao pão, agradecemos pela colheita com várias oferendas para assegurar a continuação da fertilidade da terra, e honra-se o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus. Agradece-se ao que foi bom e também ao que pareceu ruim, pois crê-se que tudo o que acontece na vida faz parte no caminho evolutivo de cada um.
Lammas significa "Massa do Pão (loaf Mass)", que representa o alimento (geralmente pão ou bolo ou qualquer outra massa) feito com os grãos, que representam a colheita, e repartido como alimento sagrado entre os membros da família e entre amigos. Este nome vem do costume medieval de levar os primeiros pães e bolos para uma celebração.
As noites já começaram a ficar mais longas, desde o Solstício de Verão; aproximando-se a época da partida do Deus para a Terra do Verão, deixando a sua própria semente no ventre da Deusa, de onde renascerá (mantendo o eterno ciclo do nascer-morrer-renascer).
◊
{1.início da recolha para a preparação invernal 2.contemplação da horta em pleno esplendor 3.oferenda e gratidão pela abundância 4.pão, alimento sagrado, oração ao grão ancestral .
1 agosto 2015 . }
◊
rituais sagrados ... na viragem do verão
sol ⊙ em leão ♌ e lua ☽ em aquário ♒
Sem comentários:
Enviar um comentário