terça-feira, 14 de junho de 2016

o sagrado e os rituais do quotidiano :: as plantas e os astros

 “A fim de alcançar o verdadeiro significado da alquimia e da astrologia, é necessário ter uma clara concepção da íntima relação e identidade do microcosmo com o macrocosmo, e de sua interacção. Todas as forças do universo estão potencialmente presentes no homem e no seu corpo; todos os órgãos humanos nada mais são do que produtos e representantes dos poderes da Natureza.”


O zodíaco:
O caminho percorrido pelos planetas, leva o nome de Zodíaco, e está dividido em doze signos, associados ao planetas.

♈. carneiro . marte .Mars
♉.  touro . vénus .Venus
♊. gémeos . mercúrio .Mercury
♋. caranguejo . First quarter moon
♌. leão . sol . Sol
♍. virgem . mercúrio .Mercury
♎. balança . vénus .Venus
♏. escorpião . plutão|marte . Mars
. sagitário . júpiter .Jupiter
. capricórnio . saturno .Saturn
. aquário . urânio|saturno .Saturn
. peixes . neptuno|júpiter . Jupiter


♈. carneiro . cabeça, face, boca, olhos, cérebro.
sistema 
♉.  touro . garganta, pescoço, cordas vocais, tiróide
sistema respiratório
♊. gémeos . ombros, braços, mãos, pulmões.
sistema nervoso
♋. caranguejo . peito, mamas, estômago.
sistema
♌. leão . coração, coluna vertebral, cóccix.
sistema cardíaco
♍. virgem . barriga, intestinos, pâncreas.
sist. digestivo
♎. balança . bexiga, rins, nádegas, região lombar, pele.
sistema urinário
♏. escorpião . órgãos genitais, anûs.
sistema reprodutor 
. sagitário . coxas, ancas, fígado, nervo ciático.
sistema
. capricórnio . joelhos, articulações.
sist. esquelético
. aquário . pernas, tornozelos.
sistema circulatório
. peixes . pés, tecido adiposo .
sistema linfático

Sol . coração, espinal, a vitalidade em geral
Lua . estômago, todo o sistema digestivo, os órgãos reprodutores femininos, sistema linfático
Mercúrio . cérebro, sistema nervoso central, glândula da tiróide, os sentidos, as mãos
Vénus . garganta, rins, ovários, glândula timos, pele, o tacto

Marte . músculos, cabeça, glândulas adrenais, cheiro e sabor

Júpiter . fígado, joelhos, pés, crescimento, glândula pituitária (hipófise),

Saturno . pele, cabelo, unhas, dentes, ossos, defesas do corpo, baço
As plantas e os elementos:
Estes estão distribuídos em quatro grupos de três. Cada grupo está ligado a um dos elementos: terra, fogo, ar e água.

 Alchemy fire symbol.svg FOGO
 Alchemy earth symbol.svg TERRA
 Alchemy air symbol.svg AR
 Alchemy water symbol.svg ÁGUA 
    Os quatro elementos (além da quinta-essência), correspondem também a cada um de nossos cinco sentidos... cada uma dessas cinco formas de movimento revela as qualidades dos objectos por meio da vibração de um de nossos centros nervosos ou sensitivos:

 Alchemy earth symbol.svg TERRA. associado aos signos de ♉.♍.. corresponde ao Olfacto|cheiro
cor das plantas amarelo; forma das plantas onduladas; volume das plantas pequenas; perfume das flores suave; sabor dos frutos açucarado.

 Alchemy water symbol.svg ÁGUA. associado aos signos de ♋.♏.. corresponde ao Gosto|paladar
cor das plantas esverdeadas; forma das plantas trepadeiras; volume das plantas caule fino, mas frutos grandes; perfume das flores nenhum; sabor dos frutos ácido.
 Alchemy fire symbol.svg FOGO. associado aos signos de ♈. ♌.. corresponde à Visão|imagem
cor das plantas vermelho; forma das plantas retorcidas; volume das plantas médio; perfume das flores penetrante; sabor dos frutos picante.
 Alchemy air symbol.svg AR. associado aos signos de ♊.♎.. corresponde ao Tacto|volume
cor das plantas azulada; forma das plantas delgadas; volume das plantas muito alto; perfume das flores desagradável; sabor dos frutos azedo.
A Quinta-essência ou Éter . corresponde ao Ouvido|espírito

As plantas e os planetas:
Todos os planetas influenciam também o reino vegetal de modo a imprimir nele as suas principais características.

Sol:influencia toda a planta
Lua:influencia as Folhas
Vénus:influencia as Flores
Júpiter:influencia os Frutos
Mercúrio:influencia as Sementes
Marte:influencia o Tronco
Saturno: influencia as Raízes

Plantas Solares . são de altura média com flores geralmente amarelas com frutos bons de sabor agridoce. Movimentam-se na direcção do Sol ou tem a figura deste em suas flores, folhas ou frutos. Algumas permanecem sempre verdes e são muito aromáticas.
 Tem grandes poderes mágicos e curativos. São usadas por suas virtudes de adivinhação, medicinais e contra “maus espíritos”.
 A maioria das plantas medicinais são solares. 
artemísia, nogueira, tanchagem, milho, erva-cidreira, canela, calêndula, aloe-vera, arruda, alecrim, hipericão, laranjeira, camomila, açafrão, louro, girassol...
Plantas Lunares . são de folhas grandes ou pequenas, mas abundantes; as flores são brancas ou de cores claras; os frutos são de gosto insípido e sem cheiro e em geral são de aparência bizarra; vivem na água ou bem perto dela; são frias e leitosas.
 São plantas relacionadas com o sistema nervoso e as emoções, com propriedades narcóticas e anti-afrodisíacas.
agrião, tília, abóbora, trevo, margarida, lírio...

Plantas Mercurianas . possuem folhas pequenas e de cores variadas; produzem flores e folhas, porém não frutos; são sinuosas ou ondulantes e de tamanho médio; as flores geralmente são amarelas, de odor penetrante, com sabores diversos, mas um tanto adstringentes.
 São plantas normalmente relacionadas com a mente ou trabalhos na esfera mental. 
valeriana, eucalipto, canela,manjerona, hera, funcho, alfazema, acácia...

Plantas Venusianas  com perfume quase sempre suave; produz sementes em abundância e se dá frutos, são doces e com aroma agradável; são plantas pequenas, muito floridas, com flores alegres e belas (cor de rosa) e possuem muitas flores, mas sem frutos. 
São plantas ligadas às sensações e à libido, com efeitos afrodisíacos.
stévia, hortelã, gengibre, tomilho, poejo, mil-em-rama, malva, cerejeira, bardana, violeta, rosa...

Plantas Marcianas muitas são espinhosas e provocam ardor ao tocá-las. Os frutos podem ser venenosos, são ácidos, amargos e de gosto picante. Em geral são arbustos pequenos, com flores pequenas e vermelhas e podem ser prejudiciais à visão. 
São plantas purgantes, que desintoxicam o organismo e estimulam os órgãos. 
orégãos, coentro, cardo-santo, alho-francês, alho, alcachofra, arruda, absinto, urtiga...

Plantas Jupterianas . são plantas grandes, rústicas, com frutos abundantes e de aspecto esplendoroso. Os frutos são doces e as flores são muito bonitas, mas sem perfume, em geral azuis, brancas e violetas. Algumas vezes, as árvores podem esconder as flores. 
boldo, anis, sabugueiro, dente de leão, carvalho, carqueja, cardomomo, camomila...

Plantas Saturninas . são plantas melancólicas, tristes, sinistras, sombrias, pesadas e de caule duro; grandes e de forma rara. Produzem frutos sem flores de sabor amargo, ácido e/ou acre. Se houver flores estas são, geralmente, sombrias, cinzentas ou negras. A reprodução é sem sementes, são resistentes e narcóticas e crescem lentamente. 
avenca, cavalinha, cipreste, cominhos, salsa, bolsa-de-pastor, amor-perfeito...


As plantas e o zodíaco:

  Agora é preciso combinar uns elementos com os outros, para se obter o quadro dos signos zodiacais, o qual poderá indicar-nos o carácter geral de uma planta.


Se desejamos conhecer, a priori, as qualidades de uma planta sob o signo de Carneiro: veremos que é um signo de fogo (coluna vertical) e de terra (coluna horizontal).
As plantas do signo vão ser regidas pelos dois elementos associados ao signo (ver quadro), assim como a zona do corpo regida pelo signo e o planeta que regula o signo.
As plantas sob o signo de Carneiro são quentes e secas; o elemento FOGO predomina nelas; mas também têm traços de TERRA; têm flores amarelas, de sabor acre, as folhas e o caule são débeis, com duas pétalas. a sua forma oferece semelhanças mais ou menos longínquas com a cabeça e suas partes secundárias; os olhos, o nariz, a língua, os dentes, a barba.

As plantas sob o signo de Touro são frias e secas; nelas predomina o elemento TERRA; seu sabor será, portanto, acre e de cheiro suave; têm o caule muito comprido, elevam eflúvios aromáticos, esfriam facilmente, produzem frutos em abundância. Algumas delas têm a forma duma garganta; plantas cujas flores são andrógenas. 

As plantas sob o signo de Gémeos são quentes e ligeiramente húmidas; seu elemento é o AR; plantas cujas flores são brancas ou muito pálidas; folha extraordinariamente verde, sabor doce, quase sempre leitosas; apresenta certa relação de forma com as costas, o braço, as mãos, os seios; folhas com sete pontas. 

As plantas sob o signo de Caranguejo são frias e húmidas; a ÁGUA predomina nelas; são insípidas, vivem em terreno pantanoso, produzem flores de cor branca ou cinza; suas folhas têm forma de pulmões, de fígado ou de baços; mostram manchas e cinco pétalas. 

As plantas sob o signo de Leão são quentes e secas; dominadas pelo elemento FOGO; dão flores vermelhas, de sabor muito acre, quase amargo; seu fruto tem a forma de estômago ou de coração; são crucíferas. 
As plantas sob o signo de Virgem são frias, secas e nelas predomina a TERRA; plantas trepadeiras, com tecidos duros, mas se rompem com facilidade; suas folhas e raízes se assemelham ao abdome ou aos intestinos. Suas flores costumam desabrochar com cinco pétalas. 

As plantas sob o signo de Balança são quentes, húmidas e aéreas; suas flores são raras; seus caules, altos e flexíveis; seus frutos ou sua folha lembram a forma dos rins, do umbigo ou da bexiga; seu sabor é doce; crescem de preferência nos terrenos pedregosos. 

As plantas sob o signo de Escorpião são quentes e húmidas. Possuem amiúde um gosto insípido; às vezes são aquosas, leitosas, de cheiro fétido; têm a forma dos órgãos sexuais do homem. 

As plantas sob o signo de Sagitário são quentes e secas; são dominadas pelo elemento FOGO; são amargas e sua forma se parece com determinadas partes da região anal. 

As plantas sob o signo de Capricórnio são frias e secas; nelas predomina o elemento TERRA; suas flores são esverdeadas; sua seiva é tóxica e coagula-se. 

As plantas sob o signo de Aquário são ligeiramente quentes e húmidas; são dominadas pelo AR; costumam ser aromáticas; têm forma de pernas.

As plantas sob o signo de Peixes são frias e húmidas; nelas predomina o elemento ÁGUA; quase não têm sabor; têm forma de dedos; crescem amiúde em lugares frescos e sombrios, perto dos lagos e pântanos.
 
in " As plantas mágicas. Botânica Oculta" , Paracelso

Sem comentários:

Enviar um comentário